domingo, 6 de maio de 2018

RISOTO DE CARNE SECA COM CREME DE MORANGA

INGREDIENTES
1 cebola bem picada
2 dentes de alho, picados
400g de arroz arbóreo ou carnaroli
300g de carne  seca
1/4 de uma moranga (abóbora japonesa, aquela de casca escura)
2 tabletes de caldo de carne (ou 1, se você preferir usar caldo de legumes fresco)
100g de parmesão ralado fresco
1 colher de sopa de manteiga
1 punhado de salsinha picada
4 colheres de azeite extra-virgem
Sal e pimenta do reino

MODO DE PREPARO 
Descasque a moranga e pique-a em cubinhos de 2cm. Cozinhe-a com 1l de água e 1 tablete de caldo de carne. Em outra panela, faça o seu caldo normal de risoto, seja com legumes, seja com outro tablete de caldo de carne.  Meia hora depois, a moranga deve estar desmanchando. Bata a moranga no liquidificador, no mesmo caldo em que ela cozinhou, e reserve. Desfie a carne em pedaços pequenos e reserve também.
Hora de seguir o manual do risoto, dourando a cebola no azeite, Vá colocando aos poucos o caldo de carne (sem abóbora) até que o arroz comece a ficar comestível, o que deve levar uns 10-15 minutos. Nessa hora, acrescente todo o caldo de abóbora que você bateu anteriormente. Acrescente também a carne desfiada. É aí que o seu risoto começa a virar um risoto de carne seca e abóbora. Essa hora certa de escolher acrescentar o caldo diferente é chave, porque você não quer fazer isso muito no começo, para não atrapalhar o cozimento do arroz, nem muito no final, senão a carne não passa sabor para o resto do risoto. Se necessário, depois disso, vá colocando mais caldo de carne, até chegar no ponto certo de desligar o fogo.
Risoto um pouco mais molenga que na hora de servir e arroz cozido? Ajuste sal e pimenta do reino, acrescente o parmesão, a manteiga, mexa um pouco e desligue o fogo. Deixe o seu risoto descansar do cozimento por cerca de 10 minutos, com a panela tampada. 
DICAS: EU GOSTO DE FAZER COM ESSA CARNE SECA JA VEM PRONTINHA UTILIZO ATE O CALDO DELA PARA FAZER O RISOTO 

Nenhum comentário:

Pintado Grelhado com Refogado de legumes

Ingredientes: file de pintado camarão Brócolis Couve flor cenoura batata cebola pimentão vermelho, amarelo e verde azeite de oli...